19 de jan. de 2013

EXERCÍCIOS FÍSICOS



Sempre fiz bastante atividade física e antes de engravidar estava fazendo musculação e correndo.

Minha médica sugeriu que eu parasse tudo até a 12º semana, e eu para não arriscar, segui a sua orientação. Confesso que isso foi muito difícil.

Sempre dormi muito mal, e a atividade física me ajuda nesse processo de tentar ter uma noite de sono mais tranquila.

Bom, ao completar as 12 semanas, ela liberou caminhada, pilates, ioga, hidroginástica.

Eu optei pelas caminhadas e pilates.

As caminhadas comecei na praia nos dias que passei de folga e foi uma delícia. Agora vou continuar aqui na cidade, o que já não me anima tanto, mas sei que é muito necessário.

O pilates comecei  essa semana. Tive o cuidado de escolher uma profissional que eu confio e que sei que tem experiência com grávidas.

Vejam abaixo as atividades recomendadas para gestantes:

Pilates


Muito bom para grávidas, porque se concentra nos músculos abdominais e do assoalho pélvico, que tendem a se enfraquecer durante a gestação. 

Outa vantagem é que muitos exercícios do pilates são feitos "de quatro" (quatro apoios: os dois joelhos e as duas mãos, ou cotovelos), uma posição que ajuda a aliviar a pressão sobre as costas e a bacia, além de ser ótima para auxiliar os bebês a se movimentar na direção certa para a hora do parto. 

Ioga


Ajuda a restabelecer um novo equilíbrio interno neste momento de intensa transformação, promovendo uma gestação saudável e confiante, além de ser um momento único de contato entre mãe e bebê. 

Acredita-se também que a Ioga na gestação favorece o aumento do peso do bebê e diminui a incidência de partos prematuros. A respiração da gestante se amplia, ganha serenidade, as posturas promovem o bem estar geral e a prática traz tranquilidade. O resultado é um útero mais relaxado, uma placenta mais oxigenada e mãe e bebê mais tranquilos.

Caminhadas



Um dos melhores exercícios para mulheres grávidas, porque  ajuda a manter a forma sem sobrecarregar joelhos e tornozelos. É também uma atividade física que pode ser realizada ao longo dos nove meses da gestação e um dos jeitos mais garantidos (e baratos!) de começar a se exercitar para aquelas que levavam uma vida mais sedentária. 

Caso já tenha o hábito de andar, continue. Se não era lá muito chegada aos exercícios antes de engravidar, inicie aos poucos, com caminhadas mais vagarosas, e vá aumentando o ritmo até atingir passos mais vigorosos e andar por cerca de 30 minutos. Você pode alternar alguns minutos mais rápidos com alguns mais lentos. 

O ideal é se exercitar ao menos três vezes por semana, já que a falta de rotina eleva os riscos de ferimentos e, além disso, não proporciona todos os benefícios de saúde que você procura. 


Natação



A natação melhora a circulação sanguínea, fortalece os músculos e constrói resistência. É um esporte perfeito para ser praticado durante a gravidez, pois as chances de você se machucar são quase nulas. 


Hidroginástica



A hidroginástica é uma das atividades físicas mais recomendadas para mulheres grávidas, por ser uma forma de exercício com intensidade moderada e porque a flutuação na água ajuda a aliviar o peso extra da gestação e a diminuir o impacto dos movimentos sobre as articulações do corpo. 

Ela trabalha o fortalecimento do abdome e do músculo do períneo, o que ajuda na hora do parto. É também ótima porque funciona como uma espécie de sessão de drenagem linfática.

Dica importantíssima: Qualquer atividade só deve ser realizada com liberação do médico e deve ser acompanhada por profissional capacitado para trabalhar com gestantes.

No mais, é aproveitar essa fase maravilhosa das nossas vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário